🇧🇷
Entrar

Questão sobre Escolas Filosóficas: Antiga, Idade Média, Moderna e Contemporânea

Filosofia

Originais Teachy

'EM13CHS101', 'EM13CHS102'

Escolas Filosóficas: Antiga, Idade Média, Moderna e Contemporânea

Muito Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Muito Difícil de Filosofia

Discorra sobre a influência do pensamento filosófico da Escola de Atenas, representada por figuras como Platão e Aristóteles, na concepção do conhecimento e da educação na Idade Média. Relacione também a visão de mundo medieval, fortemente embasada na fé e na teologia, com as críticas e transformações que as ideias modernas, a partir do Renascimento, impuseram a esse paradigma. Em sua resposta, utilize o conceito de 'tradição' e 'ruptura', discutindo como esses elementos caracterizam a transição do pensamento filosófico entre os períodos abordados.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

UFS

Compreensão e Reflexão sobre Filosofia • 'EM13CHS101', 'EM13CHS102'

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em um contexto onde avanços científicos e tecnológicos transformam profundamente a maneira como vivemos, a ética se torna central para a reflexão sobre o impacto dessas mudanças. Essa reflexão é permeada por questões de liberdade, cultura e religião, que muitas vezes entram em conflito ou em diálogo com a ciência. Arthur Caplan, um dos mais proeminentes bioéticos contemporâneos, argumenta que 'sem um entendimento sólido da ética, a ciência pode ser muito perigosa'. Considere o seguinte cenário hipotético: Um grupo de neurocientistas afirma ter desenvolvido uma tecnologia capaz de prever com 99% de precisão tendências criminosas em indivíduos com base em padrões de atividade cerebral. Essa tecnologia tem o potencial de ser revolucionária no que diz respeito à prevenção de crimes, mas também levanta sérias questões éticas, especialmente relacionadas à liberdade e à presunção de inocência. A partir da perspectiva da ética, liberdade, cultura e religião, discuta: 1. Como diferentes sistemas de valores e crenças podem informar a abordagem de uma sociedade em relação ao uso e regulação de uma tecnologia controversa como a descrita no cenário? 2. Avalie criticamente a afirmação de Caplan, usando exemplos concretos de como a falta de consideração ética pode transformar descobertas científicas em 'perigas' para a sociedade.

Ciência e seus Contextos: Ética, Liberdade, Cultura e Religião • 'EM13CHS103'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Em que medida a presença da filosofia nos componentes de arte e cultura pode contribuir para a reflexão sobre hábitos e práticas de produção, consumo e descarte de resíduos em diferentes contextos sociais? Apresente exemplos concretos para sustentar sua argumentação.

Arte e Cultura • 'EM13CHS301'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Na contemporaneidade, a subjetividade humana é fortemente moldada pela interação com as tecnologias digitais, as quais mediaram não apenas o acesso à informação, mas também as relações interpessoais e a construção de identidades. O filósofo francês Michel Foucault, em sua obra 'As Palavras e as Coisas', explora a forma como as categorias de pensamento se alteram ao longo da história, influenciando a percepção do indivíduo sobre si mesmo e sobre o mundo. Considerando o impacto das tecnologias digitais na subjetividade contemporânea e a perspectiva foucaultiana sobre o funcionamento do conhecimento, analise como o uso das redes sociais, como meio de produção e disseminação de informações, contribui para a construção de discursos sobre a identidade e o saber nas sociedades atuais.

Subjetividade da Cultura Contemporânea • 'EM13CHS103'

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies